BFnetworks

SARG – GERANDO RELATÓRIOS PARA SQUID3

Sarg é um software que gera um documento web dos logs de acessos do squid. Com ele você verá os logs via navegador em forma de tabelas e alguns dados até mesmo em gráficos, vendo o que cada estação por IP ou nome(se estiver usando DNS), o que acessou, a que horas entre outras informações. Seja as imagens no fim deste post para conferir como ele organiza os dados.

INSTALAÇÃO

# apt-get install apache2 sarg

CONFIGURAÇÃO

Edite o arquivo /etc/sarg/sarg.conf (se quiser fazer backup deste arquivo é bom fazer):

No arquivo edite as linhas abaixos para ficarem do modo que estão a seguir:

access_log /var/log/squid3/access.log
output_dir /var/www/html/sarg
charset UTF-8

A linha com o access_log faz referencia aos logs de onde o sarg irá obter os dados, originalmente no meu caso no Debian8 com o Squid3, o caminho erá /var/log/squid/access.log, como a pasta squid agora pela mudança de versão é squid3, é só acrescentar o 3.

No output_dir indicamos onde serão criados os arquivos web. A pasta sarg indicada deve ser criada, sendo acessada futuramente pelo navegador por IP-SERVER/sarg. Lembrando que para o acesso web em algumas distros pode ser diferente a localização dessa pasta, podendo ser por exemplo /var/www/sarg. Sim, lembrando que o nome dessa pasta é de preferência própria.

A linha com charset é para que quando abrir a pagina web, os caracteres do site estejam na codificação correta, se não, não reconhecerá acentos ficando assim com símbolos estranhos.

TESTANDO

O Sarg, não é um serviço, logo terá que executar o comando: sarg para que ele possa buscar os logs no Squid e gerar o relatório(isso deverá ser feito todas as vezes que for verificar os logs pelo sarg, você pode para facilitar criar um script, posteriormente estarei fazendo), depois é só acessar via navegador:

http:/IP-SERVER/sarg

Sendo novamente lembrando que sarg, o nome da pasta criada para guardar os relatórios, dê uma checada nesta pasta antes de acessa-la para ver se há algo já gerado.a5434-sarg_logo

Sarg
Fonte: http://www.pcc-services.com/sles/firewall/Sarg_1.png

Uso do link por uma estação no decorrer do mês.
Uso do link por uma estação no decorrer do mês. Fonte: http://linuxnewmedia.com.br/blogs/rede/category/redes/page/3/

Fonte:

http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/usando-sarg-para-monitorar-acesso.html
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configuracao-do-SARG-em-20-minutos
http://linuxnewmedia.com.br/blogs/rede/category/redes/page/3/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *