REPLICAÇÃO DE BUCKETS – AWS

Vamos mostrar como fazer a replicação entre buckets no AWS. Iremos supor que já tenha uma bucket com arquivos dentro da mesma, e já criou uma bucket vazia para que sirva de replicação.

No meu caso tenho a gcavalcante-s1 com meus dados e desejo replicar para a bucket gcavalcante-bkp1.

Clique no nome da bucket que contém os seus dados, ou seja, a que deseja que seja replicada. Será mostrada uma janela como abaixo, em seguida clique em “Management“, depois “Replication” e “Add rule“:

Será mostrado a primeira etapa de configuração da replicação, nela você verá duas opções no campo “Set source“, que nada mais é para setar a origem dos dados. Você pode deixar a opção “Entire bucket” que replicará toda a bucket ou a seguinte de baixo “Prefix or tag” que se houver pastas ou arquivos com uma especifica tag replicará apenas esses dados (isso só se houver criado antes). Clique em next ou avançar.

Logo abaixo temos na nova janela que selecionar a bucket de destino, para onde serão replicados os dados. Selecione e talvez você recebe uma mensagem informando que precisa ativar o versionamento caso ainda não esteja habilitado, logo abaixo da mensagem terá a caixa para habilitar, habilite e clique em next.

(Outras opções ainda nessa janela são mudar a categoria do storage(varia de preço$$ e necessidades consulte o link) e mudar proprietário da bucket, opções descartadas nesse momento)

Na janela seguinte e abaixo, temos que criar uma regra(rule), marque a opção “Create new role” como mostrado na imagem e dê um nome para ela, marque a opção habilitar.

A janela seguinte é apenas confirmando os dados, clique em salvar e em seguida será mostrada uma mensagem semelhante a seguinte:

Pronto, agora todos os NOVOS arquivos e pastas(não vazias) serão replicadas para a bucket de replicação.

FORÇAR REPLICAÇÃO

Caso já tenha arquivos na bucket de origem antes de fazer essas configurações de replicação, eles não são serão replicados automaticamente, deveram ser copiados através da CLI da AWS.

Para fazer isso, logue na CLI da AWS (se não souber consulte aqui como fazer)

Em seguida execute o comando abaixo, trocando os nomes das buckets do seu ambiente.

aws s3 cp --recursive s3://gcavalcante-s1 s3://gcavalcante-bkp1
Marcado com , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *